MERCOLAB DIAGNÓSTICOS E A MEDICINA FETAL

A medicina fetal reprodutiva é uma área da medicina que se concentra na saúde e no bem-estar do feto durante a gravidez, com o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar problemas que possam surgir antes do nascimento. O objetivo do diagnóstico e triagem pré-natal é informar às mulheres gestantes e casais sobre os riscos de defeitos congênitos, assim como, das doenças genéticas em suas gestações e proporcionar o gerenciamento deste risco.

Os testes pré-natais são importantes para reduzir a ansiedade, principalmente em grupos de alto risco, e permitem que o médico planeje tratamentos ainda pré-natais do feto diagnosticado com doença genética ou defeito congênito. Se o tratamento não for possível, o diagnóstico durante a gravidez pode alertar os pais e médicos a organizarem o iminente nascimento de uma criança acometida, em termos de preparo psicológico da família, de conduta durante a gravidez e o parto, assim como os cuidados pós-natais.

Nos anos 60 o diagnóstico pré-natal de doenças genéticas foi oferecido pela primeira vez. Desde lá, até os dias de hoje, o campo do diagnóstico pré-natal progrediu muito, assim como, a diminuição dos riscos dos procedimentos invasivos para coleta de material genético (punção de líquido amniótico e punção de vilo corial).

Simultaneamente a estes avanços na amostragem fetal invasiva, também houve vários avanços nas técnicas laboratoriais de citogenética e de biologia molecular que permitiram a ampliação da investigação de doenças genéticas com os exames pré-natais baseados nos ácidos nucléicos.

Hoje em dia, a amostragem de vilosidades coriônicas (chorionic villus sarnpling – CVS) e a amniocentese podem ser usadas para diagnosticar quase todas as condições com causa genética conhecida investigando o genoma do feto através de seus cromossomos e seu DNA.

A literatura preconiza que as anomalias cromossômicas mais frequentesidentificadas são as aneuploidias, que ocorrem em 5% de todas as gestações e é a principal causa de perda gestacional. Anormalidades cromossômicas numéricas e estruturais são detectadas em aproximadamente um em cada 200 recém-nascidos, e essas anormalidades são as mais comuns causas de deficiências de desenvolvimento e malformações congênitas em humanos.

O exame de cariótipo sem dúvida foi a técnica pioneira no estudo de cromossomos, os quais, eram agrupados por comprimento e posição do centrômero até a descoberta da Giemsa (corante de ácidos nucleicos), que aprimorou a técnica e difundiu seu uso no diagnóstico pré-natal. O cariótipo é um método altamente confiável para diagnosticar qualquer aneuploidia e rearranjo estrutural genômico maior que 5 -10 milhões de pares de bases. A precisão diagnóstica do cariótipo de células de líquido amniótico cultivadas é de 99,0%. No entanto, a principal limitação do cariótipo continua sendo a necessidade de cultura de células, resultando em um tempo de resultado de até 30 dias para a maioria dos laboratórios de genética clínica.

Com isto, novas metodologias foram desenvolvidas, principalmente baseadas na investigação do DNA fetal, pois desta forma não é necessário cultivo celular. Hoje em dia os métodos mais comumente usados para detecção rápida de aneuploidias são: (1) a hibridização in-situ por fluorescência (FISH), (2) reação em cadeia da polimerase por fluorescência quantitativa (QF-PCR) e (3) amplificação por sonda dependente de ligação multiplex (MLPA), entretanto, é claro, todas estas técnicas possuem vantagens e limitações.

O Mercolab Diagnósticos atende seus clientes com qualidade e competência na área laboratorial com exames diferenciados na área de medicina fetal baseados na Citogenética e Biologia Molecular.

O exame de CARIÓTIPO é obtido a partir de células que foram previamente cultivadas em laboratório em divisão celular. Em seguida, os cromossomos são corados e observados ao microscópio para serem fotografados e analisados.

O cariótipo normal é composto por 46 cromossomos, organizados em 23 pares, sendo 22 pares de cromossomos autossômicos e um par de cromossomos sexuais (XX em mulheres e XY em homens). Anomalias no cariótipo, como a presença de cromossomos extras, ausentes ou estruturalmente anômalos, podem levar a condições genéticas, como síndromes cromossômicas (por exemplo, Síndrome de Down, Síndrome de Turner) e outras doenças genéticas.

O cariótipo é uma ferramenta essencial em genética clínica e frequentemente utilizado em aconselhamento genético.

O exame de FISH (Hibridização in situ fluorescente) é uma técnica molecular usada para identificar e mapear a presença ou ausência específica de sequências de DNA em células ou tecidos. Esse método é particularmente útil na detecção de anomalias cromossômicas e rearranjos genéticos associados a diversas doenças.

Na técnica de FISH, são utilizadas sondas de DNA marcadas com substâncias fluorescentes que se ligam de forma complementar a sequências específicas do DNA-alvo em uma preparação de células ou tecidos. Quando expostas a essas sondas, as sequências-alvo fluorescentes podem ser visualizadas sob um microscópio de fluorescência. Fish é usado na investigação clínica nas amniocenteses e nos restos ovulares.

Também desenvolvemos no nosso portfólio exames baseados na biologia molecular, ou seja, exames que
investigam o DNA fetal.

Um deles é a a sexagem fetal, que é um teste não invasivo, usado para determinar o sexo do feto durante a gravidez. Este teste é realizado através da análise do DNA fetal presente no sangue materno da mãe a partir da 8 semana de gestação.

A determinação do sexo do feto é possível devido à presença de fragmentos de DNA fetal circulando no sangue da mãe, conhecidos como DNA fetal livre no plasma materno (cffDNA). Esses fragmentos de DNA fetal contêm informações genéticas (cromossomo Y) que podem ser usadas para determinar o sexo do feto.

Além disto, oferecemos o exame de qPCR (Reação em Cadeia da Polimerase Quantitativa), que é uma técnica molecular avançada usada na investigação de aneuploidias, como a síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21), a síndrome de Edwards (trissomia do cromossomo 18) e a síndrome de Patau (trissomia do cromossomo 13), durante a gravidez. A qPCR é uma técnica sensível que permite quantificar a quantidade de material genético presente em uma amostra, neste caso, o líquido amniótico que contém DNA fetal. Para triagem de aneuploidias é necessário o procedimento de amniocentese para a coleta de líquido ou então restos ovulares.

Ainda, com este objetivo de investigar o DNA fetal, desenvolvemos a Investigação de restos ovulares (material de aborto) com a técnica de MLPA (Multiplex Ligation-dependent Probe Amplification). O MLPA é uma técnica de biologia molecular utilizada para detectar variações no número de cópias (CNVs) de sequências específicas de DNA. Essa técnica é especialmente útil na identificação de deleções e duplicações de regiões genômicas associadas a doenças genéticas, distúrbios cromossômicos e até mesmo câncer. Neste caso estudamos os restos ovulares e identificamos as alterações presentes em todos os 22 cromossomos mais sexual do tecido de abortamento. A grande vantagem desta tecnologia é que não há necessidade de cultivo celular e, portanto, os resultados são mais rápidos e factíveis. Importante para a família no aconselhamento genético.

O exame genético de alta complexidade como Pré-Implantação (PGT-A) também é realizado no Mercolab Diagnósticos. O PGT-A avalia a viabilidade cromossômica de embriões produzidos através de fertilização in vitro (FIV), que, podem afetar a capacidade de um embrião de se implantar com sucesso no útero. Isso não apenas melhora as taxas de sucesso da FIV, como também reduz o risco de aborto espontâneo e complicações relacionadas à gravidez. Oferecemos esta técnica altamente especializada para nossos apoiados com resultados em 24h.

A técnica de array-CGH também presente em nosso leque de exames tem várias vantagens e pode investigar material genético no pré-natal. O CGH estuda perdas, ganhos e regiões de SNPS (Single Nucleotide Polymorphism) com alta resolução e com a capacidade de detectar alterações em todo o genoma em uma única análise. Ele é amplamente utilizado na medicina fetal para diagnóstico pré-natal de anomalias genéticas e cromossômicas, ajudando os médicos e pais a entenderem melhor a saúde do feto e a tomar decisões informadas sobre cuidados pré-natais e opções de tratamento.

Por fim, mas não por último! Ainda temos a opção da investigação do exoma através do material do feto. O exoma pré-natal é uma técnica de sequenciamento de última geração que visa analisar o exoma fetal durante a gravidez. O exoma é a parte do genoma que contém os éxons, que são as regiões do DNA que codificam proteínas.

O exoma pré-natal é uma ferramenta poderosa que permite a análise abrangente do material genético do feto durante a gestação. Isso pode ser usado para detectar uma variedade de condições genéticas, incluindo anomalias cromossômicas, mutações de genes associadas a doenças genéticas hereditárias e outras alterações genéticas. O exoma pré-natal é frequentemente usado em casos de gravidez de alto risco, onde há preocupações sobre a saúde genética do feto. Ele fornece informações valiosas que podem ajudar os médicos a diagnosticarem condições genéticas precocemente, permitindo intervenções médicas apropriadas, se necessário, e oferecendo aos pais a oportunidade de tomar decisões informadas sobre a gestação e os cuidados pré-natais.

Acreditamos firmemente que o acesso à informação é fundamental na saúde reprodutiva. Nossos exames fornecem resultados claros e detalhados, apresentados de maneira compreensível e acessível para os pacientes. Em cada etapa do processo, estamos comprometidos em fornecer cuidados de excelência e apoio personalizado aos nossos pacientes. Nossa equipe é altamente qualificada e experiente e está disponível para orientar os pacientes e fornecendo suporte durante todo o processo de diagnóstico e tratamento.

Estamos entusiasmados com os benefícios que esses novos exames trarão para os nossos clientes.

 

Bibliografia

Levy, Brynn (2019). [Methods in Molecular Biology] Prenatal Diagnosis Volume 1885 || Traditional Prenatal Diagnosis: Past to Present., 10.1007/978-1-4939-8889-1(Chapter 1), 3–22. doi:10.1007/978-1- 4939-8889-1_1

Seminars in Fetal & Neonatal Medicine journal homepage: www.elsevier.com/locate/siny Rapid methods for targeted prenatal diagnosis of common chromosome aneuploidies Brigitte H.W. Faas a, Vincenzo Cirigliano b, c, The-Hung Bui d, *

a Department of Human Genetics, Radboud University Nijmegen Medical Centre, PO Box 9101, 6500 HB Nijmegen, The Netherlands b Department of Molecular Genetics, General Lab-Labco, c/Londres 28, 08029 Barcelona, Spain c Department of Cellular Biology, Physiology and Immunology, Biology Unit, Universitat Autònoma de Barcelona, 08193 Bellaterra, Barcelona, Spain d Karolinska Institutet, Department of Molecular Medicine and Surgery, Clinical Genetics Unit, Karolinska University Hospital Solna, S-171 76 Stockholm, Sweden Diagnóstico e Triagem Pré-natais – livro thompson