LABORATÓRIO SANTA CATARINA É O GANHADOR DO PRÊMIO REÚNE

Organizado pelo Grupo Reação, o evento premia os melhores cases de sucesso na área da Saúde

O Laboratório Santa Catarina, localizado em Tubarão-SC, atende ao sul do estado catarinense desde 1976, com a missão de levar exames de qualidade e resultados de confiança para os clientes. Em 2022, o laboratório inovou com investimentos em tecnologia e apresentou uma plataforma integrativa para análise de dados. A solução auxilia que o laboratório tenha uma visão ampla dos processos e gere resultados por meio de medidas de melhorias. A iniciativa tem como objetivo levar o projeto para outros laboratórios também.

A ideia inicial do Laboratório Santa Catarina era unir negócios, tecnologia e estatísticas para obter informações instantâneas que pudessem ajudar nas tomadas de decisões diárias de forma mais eficaz. Segundo o Dr. Mamprim, diretor do Laboratório Santa Catarina, o projeto do BI surgiu da necessidade de sermos mais práticos e eficientes. “Para isso, tínhamos que abandonar velhos hábitos, como longas planilhas que precisavam ser alimentadas manualmente, por exemplo. O propósito inicial era identificar o que estava dando certo ou errado nos fluxos do laboratório quase que instantaneamente. E, em caso de erros, corrigi-los imediatamente”. Com a nova plataforma, o laboratório consegue extrair dados em tempo real, possibilitando também antecipar possíveis problemas, segundo Wesley Medeiros, gerente do setor de TI do laboratório.

Entre os dados analisados, o BI consegue verificar a quantidade de clientes atendidos por mês ou por dia, identificando os momentos de fluxo intenso; números relacionados à fonte de renda e valores de ticket médio. O BI começou a ser implantando em 2017 e, com pouco tempo de uso, já foi possível ver os resultados.

A análise dos dados permite ao laboratório estudar o comportamento do cliente, e assim, rever processos que facilitem o atendimento, trazendo melhorias ao laboratório. Um exemplo foi o menu digital do totem de atendimento, que antes era caracterizado por tipo de atendimento, e, após a análise dos números, identificou-se que seria melhor que o menu fosse dividido por convênios, alinhando cada um dos 8 guichês aos atendimentos segregados. O resultado foi uma redução de 29% no tempo de espera do atendimento geral. Para pacientes particulares, o número é ainda mais expressivo: uma redução de 41% no tempo de espera.

Outros resultados também foram observados pelo time de análise de dados. O laboratório inaugurou uma unidade de coleta a 35 km de distância da matriz, com o objetivo de evitar o deslocamento de pacientes até a cidade de Tubarão-SC. Porém, meses depois, 80% dos clientes continuavam sendo atendidos longe de suas residências. Esse número só foi constatado com o uso do BI. Com isso, o laboratório iniciou campanhas de marketing para reforçar a divulgação da nova unidade de coleta.

O projeto ainda levanta dados sobre recoleta, colabora no levantamento e na segmentação de dados para notificações compulsórias obrigatórias, traz informações financeiras e controle de estoque, tudo integrado em um único lugar.

Segundo Dr. Mamprim, essa é uma ferramenta de extrema utilidade que permite a visualização de um cenário completo e diário, tornando a gestão mais pratica e assertiva. “Antes do BI, era preciso gerar, em média, 10 relatórios para obter uma visão atual da realidade financeira e dos processos. Atualmente, com uma única tela conseguimos ter uma visão macro de grande parte dos processos que envolve a gestão do laboratório”.

O projeto recebeu no dia 16 de julho o Prêmio Reúne, que analisa vários cases de sucesso dos laboratórios associados ao Grupo Reação, que conta com mais de 200 laboratórios membros, distribuídos pelo Brasil.

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