Estima-se que mais de 3 milhões de brasileiros estejam infectados com o Trypanosoma cruzi e muitos não sabem que estão com esta grave doença por serem assintomáticos ou apresentarem sintomas semelhante a outras doenças.
Os exames laboratoriais são fundamentais para auxiliar o médico no diagnóstico desta doença que muitas vezes se apresenta silenciosa.
A utilização do teste T.cruzi DNA Test Wiener lab. PCR em tempo real para detecção do material genético do Trypanosoma cruzi na fase aguda da doença aumenta a sensibilidade do exame frente aos testes tradicionais de pesquisa direta do parasita e uma importante ferramenta diagnóstica no combate à Doença de Chagas Congênitas quando recém-nascidos de mães infectadas são testados logo nos primeiros dias de vida.
Os testes de pesquisa direta do parasita em recém-nascidos possuem uma sensibilidade abaixo de 50% e não podem ser complementados com outros testes diagnósticos que dosam os anticorpos contra o protozoário. Os kits que detectam a presença de anticorpos não são recomendados para estes bebês que podem conter IgG da mãe que atravessaram a placenta durante o período da gravidez, não representando a doença ativa.
Neste caso a aplicação do teste T. cruzi DNA Test PCR em tempo real é recomendado por possuir sensibilidade acima de 95%, com limite de detecção (LOD) de 0,148 parasitas/ml, permitindo diagnosticar os recém-nascidos infectados e possibilitar um tratamento precoce com alta probabilidade de cura.
A Wiener lab. é uma empresa especializada em reagentes para Doença de Chagas, tendo desenvolvidos outros kits para pesquisa da doença na fase crônica como os kits de ELISA Chagatest ELISA recombinante v.3.0, Chagatest ELISA recombinante v.4.0, Chagatest ELISA Lisado, Chagatest HAI e o teste imunocromatográfico WL Check Chagas.
Confira todas estas soluções para o diagnóstico da Doença de Chagas em nosso site: www.wiener-lab.com.br