Informe de mercado

Hanseníase: uma doença silenciosa que precisa ser diagnosticada com agilidade

Hanseníase: uma doença silenciosa que precisa ser diagnosticada com agilidade

O Brasil é o segundo país do mundo no ranking de casos de hanseníase, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, atrás, apenas, da Índia. Embora seja uma das doenças mais antigas da humanidade, a hanseníase continua sendo um problema atual de saúde pública.

 

Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, trata-se de uma patologia infecciosa, transmissível, de caráter crônico, que atinge principalmente os nervos periféricos, os olhos e a pele. Se não diagnosticada precocemente ou acompanhada de tratamento inadequado, a doença, que na maioria dos casos é silenciosa, pode provocar lesões neurais e danos irreversíveis.

 

O diagnóstico precoce é uma das principais formas de reduzir a transmissão da hanseníase. A baciloscopia é o teste de laboratório mais utilizado para identificação da doença e pode dar negativa nas fases iniciais, o que dificulta o direcionamento ao tratamento correto.

 

Dessa forma, os exames de biologia molecular têm sido importantes aliados no direcionamento dos pacientes ao tratamento adequado.

 

 

Solução da Mobius

O GenoType LepraeDR é um ensaio molecular genético para detecção da Mycobacterium leprae e sua resistência à rifampicina, ofloxacina e dapsona. A solução é baseada nas tecnologias de PCR e DNA-STRIP.

O DNA é extraído a partir de amostras de biopsia de pele positiva, amplificado por PCR e detectado em uma membrana strip utilizando hibridização reversa e uma reação de coloração enzimática. Os resultados válidos são documentados por controles internos, conjugados e controle de amplificação.

 

Saiba mais em nossa revista digital: CLIQUE AQUI