Indústria de alimentos para fins especiais aumenta exportações em 20%

Crescimento inclui complementos alimentares e suplementos, somando mais de US$ 800 milhões

São Paulo, dezembro de 2025 – O setor de alimentos para fins especiais registrou, entre janeiro e setembro de 2025, um aumento de 20% em exportações em relação ao mesmo período do ano anterior, compostas principalmente por complementos alimentares, suplementos, e concentrados de proteínas. Nesse período, as exportações totalizaram US$ 848 milhões, segundo boletim econômico divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), em parceria com a Websetorial.

Além do crescente resultado no comércio exterior, o consumo aparente, que considera produção nacional somada às importações e subtraída das exportações, apresentou alta de 4,6% nos primeiros nove meses do ano, quando comparado ao mesmo período em 2024. Esse aumento foi impulsionado, sobretudo, por produtos como vitaminas e de ingestão controlada de açúcar, como versões diet e zero.

O mercado de trabalho também apresentou expansão no segmento. Entre dezembro de 2024 e setembro de 2025, a geração de empregos cresceu mais de 4%.

“Os dados apresentam o segmento de alimentos para fins especiais em constante crescimento, tanto no Brasil como no cenário global. Essas progressões sinalizam a adaptação da indústria para demandas de saúde e bem-estar da população, munidas por pesquisa e avanços científicos”, afirma Gislene Cardozo, diretora executiva da ABIAD.

Sobre a ABIAD

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) foi fundada em 1986 com a missão de reunir empresas que atuam na produção, industrialização, comercialização e distribuição de alimentos para fins especiais, incluindo nutrição infantil, nutrição enteral, suplementos alimentares, edulcorantes, dentre outras categorias. A ABIAD desempenha um papel fundamental no diálogo com o Poder Público e órgãos internacionais, defendendo políticas baseadas em ciência para garantir o acesso da população a produtos seguros e de alta qualidade. Para mais informações, acesse https://abiad.org.br.