A indústria da saúde desempenha um papel fundamental na sociedade ao promover o bem-estar e a qualidade de vida através da pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos, dispositivos médicos e serviços de saúde. Além de impulsionar a inovação tecnológica e enfrentar os desafios de saúde da população, ela é crucial para a economia global, criando empregos e contribuindo para o crescimento econômico.
No Brasil, o setor representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB), gerando empregos diretos e indiretos, e contribui com um terço das pesquisas científicas realizadas no país. No entanto, o Brasil apresenta uma grande dependência do mercado externo, especialmente na aquisição de insumos essenciais.
Com o objetivo de reduzir essa vulnerabilidade, o governo federal reinstalou há um ano o CEIS (Complexo Econômico-Industrial da Saúde), com o foco em expandir a produção nacional de itens prioritários e recuperar a autonomia nos cuidados da saúde. O CEIS conta com seis programas, incluindo Desenvolvimento Produtivo, Inovação, Programa de Atenção às Doenças Negligenciadas, Modernização na Assistência à População, entre outros.
Neste contexto, o IBMP desempenha um papel crucial nas diretrizes prioritárias nacionais, colaborando com o desenvolvimento de soluções diagnósticas, como testes moleculares e rápidos, que atendem às necessidades epidemiológicas tanto do setor público quanto privado. Investimos significativamente no combate às doenças negligenciadas, produzindo kits diagnósticos acessíveis à população brasileira.
Com mais de 30 produtos aprovados e 18 registrados na Anvisa, oferecemos ao mercado soluções como o Kit Biomol HPV Alto Risco, Biomol ZDC (para Zika, Dengue e Chikungunya) e testes rápidos para Covid, ABO-Rh, Duo Cardio, entre outros. Atualmente, nosso pipeline inclui mais de 20 produtos em fase de desenvolvimento ou registro, abrangendo qPCR, imunoensaios, insumos, biomoléculas e equipamentos.
Contamos com uma infraestrutura de produção certificada em Boas Práticas de Fabricação (BPF) e uma equipe de profissionais altamente qualificados, incluindo mais de 180 colaboradores, sendo 50 mestres e doutores. Em breve, inauguraremos nossa nova fábrica de Escalonamento de Biomoléculas em Curitiba-PR, reafirmando nosso compromisso de entregar soluções biotecnológicas que melhoram as condições de saúde e o bem-estar social