fbpx

IAS 2018: Beckman Coulter Life Sciences anuncia o primeiro vencedor global do Prêmio CARES HIV/AIDS

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Reconhece o cuidado, a dedicação e o compromisso das pessoas comuns

Uma jovem trabalhadora comunitária africana de 28 anos, Evah Namakula, venceu o primeiro Prêmio CARES HIV/AIDS, que reconhece pessoas comuns que demonstram “cuidado, dedicação e compromisso” em suas comunidades na luta contra a doença. A sra. Namakula participará do lançamento do prêmio global de 2018 na reunião da International Aids Society, Amsterdã (23 a 27 de julho), no estande 407. CARES Media Information.

O prêmio tem duas categorias – individual e organização. É o primeiro prêmio focado na dedicação de pessoas comuns na África, uma das áreas mais afetadas pelo HIV/AIDS – a sra. Namakula (individual) e uma organização, Hillcrest AIDS Center Trust (HACT), uma instituição de caridade sul-africana que cuida de pessoas desfavorecidas. A organização recebe uma bolsa de US$ 5.500 da Beckman Coulter Life Sciences através da Beckman Coulter Foundation. Isso é feito em nome do vencedor individual, mas o trabalho deles não pode estar vinculado.

Um painel de juízes independente descreveu como “notáveis” as realizações da Sra. Namakula em sua comunidade local de Uganda para eliminar o estigma do HIV/AIDS. Ela também é embaixadora global da juventude do Reach Out Integrity (ROI) África, promovendo a saúde e a responsabilidade sexual entre os jovens – e fundou sua própria organização de caridade, IGNITE. Evah faz parte da Young African Leaders Initiative (YALI), criada pelo presidente Barack Obama, para fomentar as capacidades de liderança na juventude africana. Como voluntária da YALI, ela tem sido uma mentora de liderança em comunidades locais e escolas, desenvolvendo habilidades de oratória em público.

Inspirada pela determinação de sua mãe e irmãos, Evah disse: “Eu já era uma ativista, mas foi enquanto trabalhava no laboratório do meu hospital local que percebi como eu poderia usar meu conhecimento médico para ajudar a reduzir o mito que os jovens da minha comunidade tinham sobre o HIV/AIDS”.

“Evah é uma jovem inspiradora e será difícil superá-la”, disse Samuel Boova, Diretor de Desenvolvimento de Aliança da Beckman Coulter, High Burden HIV Markets. “Ela é exatamente o tipo de líder jovem que o presidente Obama queria incentivar para desenvolver a África do futuro. Estamos honrados não só por tê-la como nossa primeira vencedora, mas por ter seu apoio no lançamento da iniciativa global.

“O prêmio dá uma plataforma para o trabalho de heróis desconhecidos, pessoas que demonstraram dedicação, compromisso e coragem individuais ou que fizeram a diferença na batalha contra o HIV/AIDS.”

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu