O filantrópico Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, realiza, no dia 28 de outubro, o Simpósio de Cuidados Paliativos, com o tema: Equipe Multidisciplinar nos Cuidados Paliativos. O evento é voltado a profissionais médicos que atuam sob essa vertente da medicina, aqueles que se interessam por essa abordagem e alunos da área médica que buscam uma formação humanizada.
O simpósio vai acontecer no auditório do Edifício Maria Ambrosina, Hospital da Baleia. A programação se estende por toda a manhã, com apresentações que envolvem o papel da farmácia, a abordagem psicossocial ao paciente, cuidados da enfermagem, importância da atuação da odontologia e reabilitação. A musicoterapia com harpa também será apresentada como uma das ferramentas integrativas e alternativas possíveis.
As inscrições estão abertas no site do Sympla. Basta pesquisar pelo nome do evento ou acessar direto pelo link: https://shre.ink/U1ja
Histórico
O Hospital da Baleia, fundado em 1944, carrega em seu DNA o cuidado humanizado com seus pacientes. Na década de 2000 iniciou o trabalho de cuidados paliativos de forma sistêmica, fundando a Comissão de Cuidados Paliativos em 2009. E, em 2020, implantou uma equipe multidisciplinar formal especializada nesse tipo de trabalho médico.
Cuidados Paliativos
Cercada de alguma polêmica, a abordagem sofre com a falta de conhecimento aprofundado de pacientes e familiares e até de alguns profissionais da área médica, que associam o termo à pacientes com baixa expectativa de vida. Em vez disso, apenas busca cuidar, com todos os recursos disponíveis daquele paciente crônico.
Segundo a Dra. Cristiana Savoi, Coordenadora do Conselho de Cuidados Paliativos do Hospital da Baleia, “nosso maior interesse é levar ao paciente a melhoria da qualidade de vida, apesar do enfrentamento de uma doença grave. Esse cuidado é tanto pra com o paciente quanto para familiares próximos”, explica.