FMUSP inaugura equipamento de sequenciamento genético inédito na rede pública da capital paulista

Aparelho estará sediado na Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clinicas da FMUSP.

A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) inaugurou ontem (2 de julho) a plataforma NovaSeq X, um equipamento de última geração para sequenciamento genético de alta precisão. O aparelho está instalado na Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas (DLC-HC) da FMUSP. Esta será a primeira unidade da rede pública da cidade de São Paulo a contar com essa tecnologia e uma das duas únicas em operação no setor público de todo o estado.

O equipamento faz parte do Centro Integrado de Doenças Genéticas – Sequenciamentos Genéticos (CIGEN-Seq), vinculado ao Núcleo Multiusuário da Rede PREMIUM da FMUSP. A iniciativa é coordenada pelas professoras Dra. Magda Carneiro-Sampaio, e Dra. Ester Cerdeira Sabino, ambas com destacada atuação científica nas áreas de imunologia e genômica. O CIGEN atua como uma rede colaborativa de serviços médicos e multiprofissionais, de laboratórios clínicos e de investigação dentro da área de genética e genômica médicas, com o objetivo de aprimorar a assistência aos pacientes, desenvolver a pesquisa e formar recursos humanos.

O projeto foi viabilizado por meio da criação do Centro Nacional de Erros Inatos da Imunidade e Imunodesregulação (CNE3I), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O investimento total é de R$ 14,5 milhões, sendo o equipamento adquirido por US$ 985 mil.

A NovaSeq X representa o que há de mais avançado em rendimento, precisão e sustentabilidade no campo do sequenciamento genético. A nova tecnologia permitirá análises em larga escala com redução de até 60% no custo por gigabase (Gb) em relação aos modelos anteriores.

Além de ampliar significativamente a geração de dados genéticos para pesquisa, o equipamento trará impactos diretos no diagnóstico de doenças raras e imunológicas, com aplicação no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A oferta do sequenciamento de exoma completo (um exame que analisa a parte do DNA responsável por produzir proteínas, em busca de alterações genéticas importantes) permitirá que os diagnósticos sejam feitos de maneira mais rápida, precisa e acessível para a população.

A plataforma estará disponível para uso compartilhado, inclusive por pesquisadores externos, mediante agendamento pelo e-mail: cigensequenciamento@gmail.com.

Estiveram presentes na inauguração da plataforma NovaSeq X a Profa. Dra. Magda Carneiro-Sampaio, coordenadora e idealizadora do CIGEN; a Profa. Dra. Leila Antonangelo, diretora da Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clinicas da FMUSP; o Dr. Lucas Augusto Moysés Franco, coordenador do NMU CIGEN-Seq; e os pesquisadores e alunos vinculados ao projeto, ao NMU CIGEN-Seq, ao CIGEN e a DLC-HC: Dr. Bruno Marcarini, Dr. Guilherme Yamamoto, Dr. Leonardo Mendonça, Midiã Silva Ferreira, Dra. Fernanda Bernardi Bertonha, Juliene Borges, Dra. Juliana Silva e Cristiane Carmello.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP