fbpx

Entenda a importância da Mamografia e não deixe para depois

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Mamografia 3D é opção eficaz no diagnóstico do câncer de mama; exame detecta 41% mais tumores que o tradicional; conheça a tecnologia 

O ano começou há alguns dias e a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama é constante. Para as mulheres que não realizaram o exame no ano passado, o melhor há se fazer é marcar agora no começo do ano. Além da mamografia, alguns exames de rotina são super importantes para manter em dia os cuidados com a saúde da mulher.

A mamografia é um exame de captura de imagens da mama, por isso é rápido e não invasivo, sendo uma das principais formas de diagnosticar o câncer de mama precocemente. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade.  Já o Ministério da Saúde preconiza o rastreamento bianual a partir dos 50 anos.

Mamografia mais moderna

A evolução da mamografia tradicional, conhecida como tomossíntese ou mamografia 3D, garante resultados mais precisos e detecção precoce – também em mamas densas, aquelas que são mais difíceis de diagnosticar.

Segundo estudo publicado no Journal of the American Medical Association (Jama) a tomossíntese  reduz o número de exames adicionais (falsos positivos) em 15% e aumenta a detecção do câncer de mama invasivo em 41%. A pesquisa foi feita em 2015 por médicos e pesquisadores em 13 hospitais universitários e privados dos EUA que avaliaram a detecção do câncer de mama realizando cerca de de 281 mil mamografias 3D e 174 mil mamografias tradicionais.

No Brasil, a tecnologia é oferecida pela Hologic por meio dos equipamentos Selenia Dimensions e 3Dimensions, que permitem que os médicos examinem o tecido mamário camada por camada. Então, em vez de visualizar a mama em uma imagem única e plana, como na mamografia 2D convencional, é possível ter uma visão mais detalhada e precisa.

“Na mamografia 3D o aparelho gera múltiplas imagens que permitem identificar nódulos com menos de 1cm. Se tiver alguma área suspeita e que não aparecia na mamografia convencional, o exame 3D irá mostrar. Mais de 200 estudos clínicos demonstraram que com o uso desta tecnologia os médicos são capazes de procurar por câncer de mama com muito mais precisão, independentemente da idade ou da densidade das mamas da paciente”, comenta Dra. Vivian Schivartche, médica radiologista especialista no diagnóstico de câncer de mama do CDB Premium.

Sobre a Hologic

A Hologic (https://www.hologic.com) é uma empresa líder de mercado em mamografia e biópsia de mama e pioneira na criação de tecnologia para mamografia digital e 3D. Desenvolve, fabrica e fornece sistemas médicos de imagem e diagnóstico relacionados com a saúde da mulher. Com a missão de ajudar as mulheres a terem vidas mais saudáveis, a Hologic une tecnologia de ponta e ótimo custo-benefício, para oferecer diagnósticos mais precisos e cada vez menos invasivos. No Brasil, seus equipamentos já estão presentes em hospitais e clínicas de referência de todo o país.

Confira a ultima edição da Newslab

Edição genética pode ser a esperança de cura para portadores de Beta talassemia

A beta talassemia um tipo de hemoglobinopatia, sendo uma doença genética monogênica, ou seja, causada pela mutação em único gene. Sua causa reside na mutação

Leia mais

Big data e Machine Learning: a saúde do futuro de mãos dadas com a ciência da computação

Você sabe o que é Big Data? Uma breve introdução à um tema de relevância cada dia maior para o futuro das ciências e do

Leia mais

Recondicionamento de produtos para saúde usados – desafios para uma nova regulação do tema pela ANVISA

Por Patrícia Fukuma¹  Há mais de uma década, o recondicionamento e comercialização de produtos para saúde usados   vem sendo objeto de discussão entre ANVISA e

Leia mais

Conheça o novo portal de compras da A Bunzl Saúde

A Bunzl Saúde, uma divisão do Grupo Bunzl, lançou em janeiro o seu mais novo Portal de Compras. A proposta é oferecer aos clientes uma melhor

Leia mais
Seções
Fechar Menu