fbpx

Diagnóstico por Imagem – SITUS INVERSUS TOTALIS

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Autor: Dr. Kairo Silveira

Parceria com: Dr. Pixel

Situs inversus é uma variação congênita, autossômica recessiva,  na qual os principais órgão do tórax e do abdômen situam-se em uma posição reversa ou espelhada em relação à topografia habitual, que é denominada situs solitus. O situs inversus ocorre em cerca de 1 em cada mil indivíduos, sendo a maior parte dos acometidos assintomática. Entretanto até 5% dos indivíduos com diagnóstico de situs inversus apresentam alguma malformação cardíaca, das quais a transposição dos grandes vasos é a mais comum.

No situs inversus o coração pode manter a topografia habitual à esquerda do tórax (levocardia) ou pode apresentar-se à direita do tórax (dextrocardia). A condição em que apenas o coração do indíviduo situa-se em posição anômala, desviado para a direita (dextrocardia) é denominada situs solitus com dextrocardia. A associação de situs inversus e dextrocardia é denominada sItus inversus totalisSitus inversus com levocardia é uma condição extremamente rara, quase sempre associada a cardiopatia congênita complexa.

Na heterotaxia, o fígado localiza-se na linha média, o baço é ausente ou múltiplo e há sinais de mal rotação intestinal. Essa condição é definida como situs ambiguous.

Leia mais em: NEWSLAB Ed 154.

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu