O diagnóstico médico deixou de ser um ato isolado para se tornar o centro da transformação da saúde, integrando tecnologia, dados e propósito. O tema foi destaque no Seminário Shift, evento que reuniu lideranças e especialistas para discutir o futuro da medicina diagnóstica.
Em busca de um sistema de saúde mais inteligente e conectado, a tecnologia está redefinindo profundamente o papel do diagnóstico. O desafio atual não é mais conectar sistemas, mas transformar dados em decisões com valor.
“A inteligência artificial (IA) tem o poder de converter a imensidão de informações disponíveis em conhecimento acionável, capaz de gerar impacto real no cuidado com o paciente”, afirmou Teresa Sachetta, diretora de Saúde Healthcare da InterSystems, durante sua participação no Seminário.
Estamos evoluindo de um sistema em que o médico tradicional se apoia na experiência individual e em fontes pontuais de informação para exames físicos complementados por sensores, registros clínicos integrados entre instituições e literatura científica acessível a todos em tempo real.
Teresa ressalta que a interoperabilidade surge como o alicerce da nova arquitetura da saúde, conectando informações entre laboratórios, hospitais, operadoras e o setor público em busca de uma inteligência coletiva.

Casos como a RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde), do Ministério da Saúde, e iniciativas como o SEIDIGI, da Abramed, mostram que o Brasil já avança nessa direção. Também ganham destaque projetos que aplicam IA e machine learning para gerar valor no cuidado, como o Huna AI, voltado ao rastreamento do câncer de mama, e o Projeto HCD, em São Paulo.
“O futuro da saúde está sendo construído por líderes que unem propósito e tecnologia”, afirma Marcelo Lorencin, CEO e fundador da Shift. “A transformação só acontece quando os dados ganham contexto e são usados com responsabilidade e visão sistêmica em benefício dos pacientes.”
O futuro é humano, inteligente e conectado. O diagnóstico deixa de ser o ponto de chegada e passa a ser o ponto de partida para uma jornada contínua de cuidado, inovação e valor.

Sobre a Shift
A Shift é uma empresa brasileira especializada em tecnologia da informação para medicina diagnóstica, com atuação no Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai.
Sediada em São José do Rio Preto (SP), conta com uma equipe multidisciplinar de mais de 250 colaboradores para oferecer ao mercado uma plataforma única de tecnologia para os segmentos de análises clínicas, diagnóstico por imagem e anatomia patológica, bem como serviços especializados.
Com mais de 500 milhões de exames processados anualmente em suas soluções, o que representa mais de 22% dos exames realizados no Brasil, a Shift se consolidou como uma parceira estratégica de todo o setor, entregando para a gestão de centros de diagnóstico mais qualidade, eficiência operacional e experiência do paciente.
Para mais informações, acesse https://shift.com.br/
Sobre a InterSystems
A InterSystems, uma fornecedora de tecnologia de dados criativa, oferece uma base unificada para aplicações de próxima geração nos setores de saúde, finanças, manufatura e cadeia de suprimentos, atendendo clientes em mais de 80 países. Nossas plataformas de dados resolvem problemas de interoperabilidade, velocidade e escalabilidade para grandes organizações ao redor do mundo, liberando o poder dos dados e permitindo que as pessoas os percebam de maneiras inovadoras. Fundada em 1978, a InterSystems é comprometida com a excelência por meio de seu suporte 24×7 para clientes e parceiros em todo o mundo. De capital privado e sediada em Boston, Massachusetts, a InterSystems possui 38 escritórios em 28 países.
Para mais informações, visite InterSystems.com/br/


