As doenças inflamatórias intestinal crônica (DIIC) são caracterizadas pela inflamação de diferentes áreas do trato gastrointestinal e ocorrem em episódios. Fases sintomáticas (recidivas) alternam com as fases de remissão, onde a doença é praticamente imperceptível. A severidade dos sintomas e a duração dos episódios diferem de paciente para paciente.
A etiologia das DIIC é relativamente desconhecida, porém presume-se que suscetibilidade genética e fatores ambientais (tratamento com antibióticos, fumo, algumas dietas, estresse) podem causar a doença.
As formas mais relevantes das DIIC são Colite Ulcerativa e Doença de Crohn. Em cerca de 10% dos casos, é observada uma forma mista, que não pode ser claramente atribuída a nenhuma das doenças (colite indeterminada).
Tanto na doença de Crohn quanto na Colite Ulcerativa ocorre uma disfunção da barreira intestinal da mucosa e do epitélio intestinal. Assim, bactérias patogênicas passam a migrar do lúmen intestinal para as células epiteliais e desencadear uma resposta inflamatória. Para a diferenciação entre os diferentes tipos de DIIC e para o diagnóstico correto da síndrome do intestino irritável, o diagnóstico diferencial direcionado é de grande importância.
As doenças inflamatórias intestinal crônica podem ser diagnosticadas, na maioria dos pacientes, através de testes sorológicos para a detecção de diversos anticorpos. A determinação desses anticorpos permite um diagnóstico diferencial e possibilita um tratamento mais assertivo.
A EUROIMMUN disponibiliza em seu portfólio diversos ensaios para a detecção de anticorpos específicos, através das metodologias de ELISA, Imunofluorescência Indireta e Imunoblot.
Através do método de imunoblot, é possível fazer a diferenciação entre Doença de Crohn e outras doenças autoimunes do trato gastrointestinal como doença celíaca, gastrite autoimune e anemia perniciosa. A determinação sorológica de anticorpos específicos é muito importante para um diagnóstico efetivo. Anticorpos contra transglutaminase tecidual (tTG) ocorrem na doença celíaca, com prevalência de 100%, uma vez que são praticamente ausentes em pessoas saudáveis e pacientes com outra doença gastrointestinal. Além disso, os pacientes com doença celíaca formam anticorpos muito específicos contra fragmentos de gliadina deamidada. Em pacientes com gastrite autoimune ou anemia perniciosa, anticorpos contra fator intrínseco e antígenos de células parietais estão presentes. A presença de anticorpos ASCA, entretanto, é indicativa de Doença de Crohn. Assim, a detecção paralela desses anticorpos fornece informações importantes para o diagnóstico diferencial.
O teste da EUROIMMUN é baseado no sistema EUROLINE. As tiras de teste são revestidas com tTG recombinante, peptídeo de fusão análogos a gliadina recombinante (GAF-3x) e Manana de S.cerevisiae (ASCA). Além disso, o EUROLINE de Doenças Gastrointestinais IgG contém Fator intrínseco recombinante, bem como antígeno de células parietais nativo
EUROIMMUN Brasil
www.euroimmun.com.br
contato@euroimmun.com.br
(11) 2305-9770