Desvendando a Comorbidade entre TEA e TDAH: Uma Análise de Causalidade e Mediação de Sintomas

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são transtornos do neurodesenvolvimento frequentemente comórbidos, com uma sobreposição clínica, genética e neuropsicológica considerável. A coexistência de ambos os transtornos, antes excluída pelo DSM-IV, agora é formalmente reconhecida no DSM-5. Apesar do reconhecimento da sobreposição, a natureza exata da relação entre os sintomas do TEA e do TDAH é um desafio, dificultando o diagnóstico e a definição de intervenções terapêuticas. Um estudo recente buscou explorar a causalidade e a mediação entre os sintomas de ambos os transtornos, utilizando uma abordagem inovadora de modelagem causal.

A pesquisa utilizou um grande conjunto de dados fenotípicos de 1.393 participantes, incluindo crianças com TEA e/ou TDAH, seus irmãos afetados e não afetados, e controles. O estudo aplicou um algoritmo de descoberta causal para inferir um modelo de equações estruturais (SEM), que permitiu identificar relações diretas e indiretas entre os sintomas. Essa abordagem exploratória, diferente das análises confirmatórias tradicionais, aprendeu a estrutura das relações a partir dos dados observados, em vez de testar hipóteses pré-definidas.

Os resultados identificaram três vias distintas que conectam os sintomas de TDAH e TEA:
Da impulsividade para dificuldades de interação social: A análise sugeriu que a impulsividade pode ter um efeito causal nas dificuldades de compreensão da informação social, que o estudo denomina de “inaptidão social”. Essa via faz sentido intuitivo, pois o comportamento impulsivo pode levar um indivíduo a perder pistas sociais ou a interromper os outros, resultando em dificuldades de interação.

Da hiperatividade para o comportamento estereotipado e repetitivo: O modelo indicou que a hiperatividade pode ter um efeito causal sobre os comportamentos estereotipados e repetitivos. A pesquisa argumenta que indivíduos com alta hiperatividade podem ter mais dificuldade em inibir comportamentos motores, o que poderia se manifestar em comportamentos estereotipados.

Uma via bidirecional envolvendo desatenção e habilidades verbais: Foi identificado um cluster de desatenção, inaptidão social e QI verbal. A pesquisa sugere que esses três fatores podem ser influenciados por uma causa comum não observada, como um fator genético compartilhado.
As descobertas do estudo indicam a existência de múltiplos caminhos distintos que explicam a comorbidade entre TEA e TDAH. A via que vai da impulsividade e da desatenção às dificuldades sociais sugere que intervenções focadas em melhorar a desatenção e a impulsividade podem ter um efeito benéfico no funcionamento social. A modelagem causal, embora exploratória e necessitando de replicação em estudos longitudinais independentes, oferece uma nova perspectiva para entender a complexa rede de interações entre os sintomas do TEA e do TDAH, com o potencial de informar e direcionar intervenções terapêuticas mais eficazes.

Referência:
Sokolova, E. et al. A Causal and Mediation Analysis of the Comorbidity Between Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and Autism Spectrum Disorder (ASD). Journal of Autism and Developmental Disorders, 47(6), 1595–1604 (2017).

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