A revolução tecnológica impactou todos os domínios da sociedade contemporânea, incluindo a educação. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) tornaram-se ferramentas indispensáveis, tanto dentro quanto fora da sala de aula, oferecendo conveniências, mas também apresentando desafios. O presente artigo visa abordar os desafios e potencialidades das práticas educacionais mediadas pelas TDICs, com foco em como essas tecnologias podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.
A integração das TDICs no ambiente educacional impulsiona a evolução contínua da educação, promovendo uma mudança fundamental na abordagem pedagógica. Educadores podem criar ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e interativos, adaptados às necessidades individuais dos alunos em um contexto de constante evolução. No entanto, a simples introdução de tecnologia no ambiente educacional não garante, por si só, melhorias no processo de ensino e aprendizagem; é necessário um planejamento cuidadoso e uma reflexão crítica sobre como as TDICs podem ser efetivamente utilizadas para promover uma educação de qualidade.
Um desafio crucial é a formação dos professores e a aceitação desses agentes de transformação pela sociedade, a fim de enfrentar os desafios impostos pelas mudanças tecnológicas. Muitos profissionais ainda demonstram resistência ao uso de mídias ou dispositivos tecnológicos em suas práticas pedagógicas. Apesar de muitos professores possuírem ambientes tecnológicos com as ferramentas necessárias, dados de 2016 da pesquisa TIC Educação do Cetic.br indicam que 81% das escolas públicas possuíam laboratórios de informática, mas apenas 59% desses laboratórios eram utilizados e somente 31% dos professores os empregavam. Isso sugere que muitos educadores não se sentem preparados ou possuem limitações com certas ferramentas tecnológicas.
A pandemia de COVID-19 evidenciou a necessidade urgente de ajustar o modelo de ensino tradicional para o ensino remoto utilizando as TDICs, expondo inúmeras limitações, como a necessidade de domínio repentino de ferramentas por parte dos professores. Além disso, questões como a amplitude do acesso à internet nos lares dos estudantes e professores e o letramento digital são desafios significativos.
Apesar dos desafios, as TDICs oferecem um vasto potencial de aplicação na educação. Elas podem enriquecer a experiência de aprendizagem, permitir o acesso remoto a recursos educacionais de alta qualidade e facilitar a colaboração entre colegas e especialistas globalmente. É fundamental reconhecer que as TDICs não substituem o papel do educador, mas o complementam, e os professores continuam sendo cruciais na orientação e estímulo ao pensamento crítico e à criatividade dos alunos. O aprendizado interativo, centrado no estudante e focado na construção colaborativa do conhecimento, é o modelo que se alinha com as transformações da era digital, contrastando com o modelo de aprendizado em massa da era industrial.
Portanto, é crucial que educadores, gestores e formuladores de políticas educacionais se comprometam com a adoção estratégica e inovadora das TDICs. Isso envolve capacitar e apoiar professores, investir em infraestrutura tecnológica adequada e desenvolver políticas institucionais que incentivem a inovação e a experimentação com as TDICs, garantindo o acesso equitativo.
Referência:
ALBUQUERQUE, F. D.; CRUZ, A. S.; MACÊDO, R. F. Q. Reflexões à luz dos desafios e potencialidades das práticas educacionais mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Open Minds International Journal, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 28-42, 2025.
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