Em um cenário de crescente preocupação com as arboviroses, especialmente a dengue, o DB Diagnósticos se destaca pelo compromisso em fornecer soluções de análises rápidas e precisas. A empresa oferece uma gama de exames, desde metodologias simples, como a imunocromatografia, até os mais complexos testes moleculares, todos voltados para um diagnóstico eficiente. A variedade de opções visa apoiar o corpo clínico no reconhecimento precoce da doença e na definição do melhor tratamento.
Com unidades produtivas estrategicamente distribuídas, o DB garante alta capacidade de processamento de amostras, com cinco de suas seis unidades dedicadas a análises clínicas e com previsão para que todas as áreas técnicas da empresa estejam plenamente aptas a processar testes sorológicos de dengue até o segundo semestre de 2025. Esse esforço acompanha o padrão de excelência que caracteriza o laboratório, aliado a um constante investimento em novas tecnologias e plataformas de diagnóstico.
Josiane Silveira, supervisora da assessoria científica do DB, explica que a empresa dispõe de plataformas com diferentes capacidades produtivas. “Podemos personalizar nossas rotinas de acordo com as necessidades de cada cliente, variando entre 300 e 1000 testes por rotina, conforme o perfil das amostras cadastradas”, destaca. Esse nível de flexibilidade torna o DB capaz de atender demandas variadas e de garantir eficiência, mesmo em períodos de alta incidência da doença.
Além dos exames, o DB investe também em conhecimento e educação. A plataforma de ensino UniDB, própria da empresa, disponibiliza informações sobre a epidemiologia da dengue e outros tópicos relevantes. A plataforma não se limita a ser um espaço de ensino para profissionais da saúde, mas também promove discussões e reflexões sobre o atual momento dessa área no país. Um exemplo disso é o DBcast Cenário das doenças infecciosas no Brasil: quais os riscos e como atuar?, podcast que aborda, entre outros pontos, a importância dos testes sorológicos na detecção precoce da dengue e o surgimento de novos vírus, como o mayaro e o oropouche.
Além disso, o DB tem apostado em ações para disseminar informações sobre prevenção, tanto para o público em geral quanto para os profissionais da saúde. A empresa utiliza as
redes sociais para engajar a luta contra o mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença. O objetivo é fomentar a conscientização sobre os sintomas da dengue e, principalmente, sobre as formas de evitar os criadouros do mosquito, contribuindo para o controle da doença.
Compromisso com o futuro
Com um olhar atento às tendências do mercado e às necessidades de seus clientes, o DB continua a ampliar o portfólio de serviços e a se atualizar com as inovações tecnológicas. O laboratório reforça o seu compromisso em oferecer serviços completos para o diagnóstico e acompanhamento de doenças como a dengue, cumprindo o seu papel social de forma ética e responsável.
Em um momento de crescente preocupação com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o papel dos laboratórios clínicos no diagnóstico e manejo da dengue é fundamental. “Com um trabalho de qualidade e dedicação à saúde pública, o DB se posiciona como um aliado no enfrentamento dessa e de outras doenças infecciosas no país”, destaca Josiane.