Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente o hormônio que produz. Dados da International Diabetes Federation (IDF) estimam que somente no Brasil existam 16,8 milhões de diabéticos, dos quais pelo menos 6,5 milhões necessitam de insulina no tratamento. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, responsável por levar a glicose do sangue para dentro das células.
A Firstlab, que desenvolve e fabrica produtos e equipamentos para Laboratórios de Análises Clínicas, acaba de lançar as Seringas para Insulina 1 mL com Agulha Fixa Descarpack, atendendo às necessidades dos profissionais de saúde e portadores de diabetes. Segundo Viviane Ceschim, assessora científica da Firstlab, elas são ideais para aplicação de insulina pela via subcutânea e/ou intradérmica em hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias e domicílios com qualidade e segurança.
“As seringas são estéreis, atóxicas e apirogênicas, com graduação em unidades de insulina e com agulhas de dois tamanhos diferentes (29G e 30G), vendidas em caixas com 100 unidades”, explica. A insulina foi descoberta em 1921, e então passou a ser produzida em laboratório, melhorando a qualidade de vida de milhões de diabéticos, isso porque, muitas vezes, o controle glicêmico só é obtido com injeções de insulina.
Além da importância de falar sobre o diagnóstico e tratamento, outro fator essencial devido à autoaplicação feita em casa é o descarte correto das seringas e agulhas, que não podem ser colocadas em lixo comum. “É essencial que os pacientes façam o correto armazenamento, em uma embalagem rígida, e depois entreguem na unidade de saúde ou farmácias, que direcionam os resíduos para o lixo infectante e perfurocortante, sendo incinerado. Assim, evita-se a contaminação do solo e da água e riscos de acidentes com cortes e contaminações de doenças”, orienta Viviane.
A especialista ainda explica o motivo das agulhas serem descartáveis: “a lubrificação da agulha é perdida com o uso, e pode tornar a aplicação dolorosa, causando hematomas e extravasamento da insulina, por exemplo”.
Sobre a FirstLab - A FirstLab faz parte de um grupo sólido de empresas que trabalha pela vida, com mais de 25 anos de atuação e grande conhecimento no mercado da saúde. Desenvolve e fabrica produtos e equipamentos para Laboratórios de Análises Clínicas, promovendo segurança, inovação e tecnologia nas rotinas laboratoriais sempre pensando na sustentabilidade e atuando com responsabilidade.
Acesse o Portal do Cliente para mais informações:
Portal.firstlab.ind.br
Saiba mais em nossa REVISTA DIGITAL