Este Agosto marca o mês da superdotação, um período de conscientização sobre as necessidades e o potencial de crianças e adultos com altas habilidades. Celebrado anualmente em 10 de agosto, o Dia Internacional da Superdotação oferece uma oportunidade para reconhecer e valorizar o potencial excepcional desses indivíduos em todo o mundo. A data, instituída em 2011 pelo World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC), visa destacar a importância da identificação antecipada e do suporte contínuo para que superdotados possam desenvolver plenamente suas capacidades e contribuir de forma significativa para a sociedade.
Jean Alessandro, psicólogo especializado em Altas Habilidades e Superdotação e diretor clínico da Clínica Neurodivergentes, reforça a necessidade de ambientes que fomentem o crescimento e desenvolvimento dos superdotados. “O reconhecimento e o apoio adequado são fundamentais para evitar problemas emocionais e sociais, além de garantir que essas pessoas possam explorar todo o seu potencial”, afirma Jean.
Apesar de ser frequentemente mencionado que cerca de 5% da população mundial possui superdotação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não reconhece esse dado oficialmente e não possui estimativas precisas sobre o percentual de superdotados. Essa falha na identificação e mapeamento é apenas um dos desafios enfrentados por essa população.
Muitos superdotados também encontram dificuldades no sistema educacional convencional, que muitas vezes adota uma abordagem mecanicista, desconsiderando seus interesses e a necessidade de um aprendizado mais flexível. “O sistema tradicional frequentemente impõe conteúdos de forma rígida, sem dar espaço para que a criança manifeste seus interesses e desenvolva sua personalidade ao aprender. Isso pode resultar em desinteresse, tédio e até mesmo diagnósticos incorretos, como déficit de atenção ou desordens comportamentais”, explica Jean Alessandro.
A identificação precoce de crianças superdotadas é essencial para fornecer o suporte adequado. “Essas crianças geralmente demonstram um alto nível de curiosidade, aprendizado rápido, vocabulário avançado e uma intensidade emocional profunda. Reconhecer esses sinais e oferecer um ambiente que estimule seus interesses é crucial para o desenvolvimento saudável”, completa Jean.
Ele também alerta para os desafios emocionais enfrentados pelos superdotados, como o perfeccionismo excessivo e a dificuldade em lidar com a frustração. “Muitos superdotados sentem que não conseguem controlar sua própria motivação e comportamento, o que pode levar a tédio e desistência em diversas áreas da vida, desde atividades escolares até empregos e cursos superiores”, destaca Jean.
Para garantir que mais profissionais estejam preparados para atender as necessidades dos superdotados, Jean lançou uma formação completa e uma pós-graduação em Altas Habilidades e Superdotação. Esses programas têm como objetivo capacitar educadores e psicólogos a reconhecer e apoiar superdotados de maneira eficaz, enfrentando os desafios de conteúdo e metodologia de forma prática e acessível.
Além disso, Jean utiliza suas plataformas digitais, onde conta com mais de 180 mil seguidores, para disseminar conhecimento e sensibilizar o público sobre Altas Habilidades e Superdotação. “Promover a acessibilidade ao conhecimento é fundamental para uma sociedade mais inclusiva e informada”, enfatiza.
Neste Dia Internacional da Superdotação, Jean Alessandro convida todos a refletirem sobre a importância de reconhecer e apoiar superdotados em todas as etapas da vida. “Ao proporcionar o ambiente correto e o suporte necessário, podemos não apenas ajudar essas pessoas a florescer, mas também beneficiar a sociedade como um todo, aproveitando ao máximo o talento e a criatividade que os superdotados têm a oferecer”, conclui Jean.
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