O 56º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (CBPC/ML) acontece de 9 a 13 de setembro no Centro de Convenções Salvador, em Salvador, Bahia.
A Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), como acontece em todos os anos, participará de diversas atividades (exposição e Congresso), ao longo de todo o evento. A entidade terá seu estande exclusivo nº 68, que receberá seus associados e também abarcará diversas empresas que participaram e viabilizaram do projeto do espaço como: LUFT, RANILOG, J. MORAES e DIAGNÓSTICO BRASIL/ARCURI.
Dezenas de empresas associadas terão seus estandes próprios ou participarão de uma série de trabalhos, além de trazer novidades para o encontro. Entre as filiadas à CBDL estarão empresas como: Bioclin, VIDA, Sysmex, Labtest, Sebia, Controllab, Alifax, Eco Diagnóstica, IBMP, Plastlabor, Siemens Healthineers, Beckman Coulter, Snibe, Sartstedt, Celer, Bühlmann, DailyTech, Euroimunn, Quidel Ortho e Biosys. E ainda, Bio Advance, Randox, Biorad, Shift, Vyttra, BioMérieux, Roche, Greiner, Horiba, Diasorin, Wama, PNCQ, Abbott, Werner Lab, Cepheid, Thermofisher, Hilab, Aimara, Werfen, Med Max, BD, Binding Site, Trinity Biotech e Seegene.

presidente executivo da CBDL, Carlos Eduardo Gouvêa
Atividades da CBDL no Congresso e Pré-Congresso
O presidente executivo da CBDL, Carlos Eduardo Gouvêa, terá participações marcantes durante o Pré-Congresso e o CBPC/ML. No dia 9 de setembro, das 14h às 18h, na Sala 7, com o tema “CP 13 – Resistência antimicrobiana: que ações estão sendo realizadas no país para controle desta importância preocupação em saúde pública?”, haverá um Debate Especial sobre RAM, seguido por uma discussão sobre a remuneração dos exames diagnósticos pela Saúde Suplementar em atendimento aos algoritmos dos Programas de Saúde Pública editados pelo Ministério da Saúde.
Além do dirigente da CBDL, o simpósio contará com as presenças do Dr. Alisson Bigolin, consultor técnico – DHATI/Ministério da Saúde; do presidente da SBPC/ML, Dr. Álvaro Pulchinelli; do Dr. Antonio Gomes Pinto Ferreira, do vice-presidente de diagnóstico da Fiocruz; de Christiane da Silva Coelho, servidora pública da ANVISA; de Renata Tigulini de Souza Peral, bióloga e consultora do Ministério da Saúde – CGLAB/MS; do Dr. Paulo Rebello, da Agência Nacional de Saúde (ANS). A coordenação será do Dr. Antonio Gomes Pinto Ferreira.
Este pré-congresso terá duas horas para debater os dois temas: “A Saúde Única e sua contribuição para o controle da RAM” (16h às 16h30) e “Que inovações podemos pensar para o rol de testes diagnósticos da Agência Nacional de Saúde Suplementar?” (16h30 às 18h).
Já no dia 10 de setembro, das 9h às 11h, o assunto será “Algoritmos em Infecções sexualmente Transmitidas” , na Sala 05, com uma Mesa Redonda, com coordenação do Dr. Álvaro Pulchinelli Jr (SP) e o líder da CBDL, Carlos Eduardo Gouvêa e o presidente da SBI – Sociedade Brasileira de Infectologia, Dr. Alberto Chebabo (RJ).
Esse painel também contará com as presenças do dirigente da SBPC/ML, o patologista Dr. Álvaro Pulchinelli Junior; da Dra. Ana Claudia Philippus do DHATI/MS; Dr. Celso Francisco H. Granato, da Medicina Fleury/SBPC/ML e do Dr. João Renato Rebello Pinho, médico do Hospital Albert Einstein/SBPC/ML.
“Impactos da RDC Anvisa 786 nos laboratórios clínicos” , será o assunto da Mesa Redonda do dia 11 de setembro, das 9 às 11h, na Sala 8. O encontro terá as participações do Dr. Alex Galoro, médico patologista clínico da SBPC/ML, além do presidente da SBPC/ML, Dr. Álvaro Pulchinelli; Carlos Eduardo Gouvêa, presidente executivo da CBDL e do Dr. Wilson Shcolnik, da SBPC/ML/ABRAMED, que será o coordenador.
Além de Gouvêa, Pulchinelli e Galoro, os debates contarão com Daniel Meirelles Pereira da 3a Diretoria da ANVISA e Jorge Luiz Joaquim Terrão, da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).
Para encerrar, no mesmo dia, 11 de setembro, das 17h às 18h, na Sala 8, haverá uma Conferência sobre “Fusões e Aquisições – Em Busca da Sobrevivência e Sustentabilidade da Medicina Diagnóstica” , com Carlos Eduardo Gouvêa e Kristin Pothier, vice-presidente Global para Fusões e Aquisições e Área de Saúde da KPMG, dos Estados Unidos.
CBDL
Criada em 1991, a CBDL – Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial é a principal entidade representativa do Brasil da indústria de diagnóstico in vitro. Tem como missão orientar e apoiar seus associados, promover o intercâmbio e troca de informações, bem como aperfeiçoar os fundamentos técnicos e científicos da área de IVD. Neste sentido, tem trabalhado em conjunto com diversas entidades atuantes no setor de diagnósticos, no Brasil e no exterior.
Tem sido uma importante aliada da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na discussão e consolidação das normas e regulamentos que hoje regulam o setor de Diagnósticos no Brasil. Por outro lado, participa ativamente em eventos como congressos e feiras, sempre em conjunto com entidades médicas.
Conta hoje com dezenas de integrantes, dentre os quais, diversas companhias nacionais e multinacionais, que representam mais de 70% do mercado brasileiro de Diagnóstico In Vitro.
SERVIÇO
56º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (CBPC/ML) – 10 a 13 de setembro – Centro de Convenções Salvador, em Salvador, Bahia.
Estande da CBDL: Nº 68
Mais Informações:
Oficina de Mídia
Maurício Santini (11) 992906737