fbpx

Cerba-LCA amplia oferta de recursos diagnósticos para as arboviroses emergentes

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Nos últimos anos, novos vírus transmitidos por artrópodes têm sido motivo de preocupação para as autoridades sanitárias brasileiras.

Exemplos disto foi o surgimento de infecções pelos vírus chikungunya e zika no Brasil, em 2014 e 2015, respectivamente, e o aumento do número de casos de febre amarela em regiões não endêmicas desde o final de 2016, tendência que continua a se verificar agora em 2018.

As principais arboviroses que têm se manifestado no Brasil podem ser divididas em dois gêneros de vírus:

Flavivirus: dengue, febre amarela e zika são os principais vírus deste grupo presentes em nosso meio. Destaca-se ainda o vírus West Nile (Nilo Ocidental), que foi identificado no Brasil em 2014 e tem possibilidade de se tornar endêmico.

Alphavirus: chikungunya. Pode-se mencionar também o Mayaro vírus que pertence a este grupo e tem sido identificado na região central do Brasil desde 2014 e também apresenta a possibilidade de se tornar mais prevalente no Brasil.

Orthobunyavirus: febre de Oropouche, vírus que tem sido encontrado regularmente na região Norte do Brasil.

“O Cerba-LCA foi o primeiro laboratório a oferecer no Brasil o teste para o diagnóstico sorológico do zika vírus. Prosseguindo em seu caráter de inovação, introduzimos em 2017 a pesquisa de IgG e IgM para a febre de Oropouche, tornando possível este diagnóstico em nosso país”,  afirma o Dr. Cláudio Pereira, diretor Geral do Cerba-LCA no Brasil.

“E agora em 2018, estamos lançando a pesquisa de anticorpos IgG e IgM para os vírus West Nile (Nilo Ocidental) e Mayaro. Para todos estes vírus, oferecemos também a pesquisa de RNA. Assim, temos um portfólio completo de sorologia e pesquisa de RNA para os vírus da dengue, chikungunya, zika, febre amarela, febre de Oropouche, West Nile (Nilo Ocidental) e Mayaro, cumprindo nosso papel de trazer soluções customizadas para os clientes do Brasil”, complementa Dr. Cláudio.

O Cerba-LCA é um laboratório exclusivo de apoio e presta serviços para laboratórios localizados em todas as regiões do Brasil.

Para saber mais sobre o Cerba-LCA e seus produtos: Tel. (11) 5035-5035 ou [email protected]

Confira a ultima edição da Newslab

Novo método mais seguro de esterilização de cateteres é desenvolvido na Univap, em São José dos Campos

Conteúdo: FAPESP A esterilização de instrumentos cirúrgicos metálicos é feita normalmente em aparelhos conhecidos como autoclaves, com temperaturas igual ou acima de 121 ºC, capazes

Leia mais

Johnson & Johnson fará parceria para desenvolver vacina preventiva do HIV, pesquisada pela Janssen

National Institutes of Health (NIH), HIV Vaccine Trials Network (HVTN) e U.S. Army Medical Research & Development Command (USAMRDC) unem forças com a Johnson &

Leia mais

QIAGEN anuncia seu novo Vice-Presidente na América Latina

Paulo Gropp se une à QIAGEN como Vice-Presidente, chefe de operações comerciais LATAM.  A QIAGEN, líder mundial em soluções para testes moleculares, anunciou em junho deste ano que Paulo Gropp é o novo vice-presidente da

Leia mais

Wolters Kluwer Health lança kit para auxiliar em crises de abstinência de opioides para pacientes superarem vício

Com mais de 130 pessoas morrendo de overdose de opioides todos os dias, os sistemas de saúde dos Estados Unidos estão implementando equipes multifuncionais para

Leia mais
Seções
Fechar Menu