A rotina cada vez mais atarefada e cheia de responsabilidades tem impactado no cuidado com a saúde da população adulta. Esse cenário acende um alerta importante para o Outubro Rosa e ganha destaque também com o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e prevenção da saúde masculina, com ênfase no combate ao câncer de próstata.
O câncer de próstata é o segundo câncer mais frequente nos homens brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Existem boas chances de cura principalmente quando detectado precocemente. Para isso ocorrer é fundamental o acompanhamento médico regular, principalmente após os 50 anos ou antes dessa faixa etária, a critério médico, por exemplo, em indivíduos com histórico familiar para câncer de próstata ou cânceres relacionados que justifiquem uma atenção aumentada.
A realização de exames como o toque retal e de análises clínicas de rotina são definidos de acordo com o direcionamento médico, que pode solicitar o exame do Antígeno Prostático Específico (PSA) para esse acompanhamento. O médico também pode solicitar exames complementares, como os de imagem, para definir qual será a conduta clínica.
Apesar da maioria dos casos de câncer de próstata ser de origem esporádica, a realização de exames como o painel de predisposição hereditária ao câncer, conhecido como painel germinativo para câncer, era solicitado por uma parcela significativa de médicos em casos de câncer de próstata antes dos 50 anos. Recentemente, uma publicação no Prostate Cancer and Prostatic Disease apresentou um consenso médico para a recomendação da investigação por painel germinativo de todos os indivíduos com câncer de próstata. Este exame tem grande valor tanto para o paciente quanto para os seus familiares de primeiro grau, que podem adotar condutas em relação à prevenção e detecção precoce do risco aumentado para a neoplasia, caso seja detectada uma variante patogênica familiar. O próprio paciente se beneficia com o conhecimento sobre a variante patogênica presente que pode auxiliar na definição do tratamento e direcionar o acompanhamento clínico.
O Lab Rede oferece uma gama de exames que podem auxiliar aos médicos na detecção do câncer de próstata. Estão disponíveis desde os exames laboratoriais como o PSA Total, quanto os genéticos como o já citado painel de predisposição hereditária ao câncer. Para mais informações, entre em contato com nossa Assessoria Científica.
Assessoria Científica do Lab Rede
Mais informações:
(31) 2519-7500


