Canabinoides no Tratamento do Autismo: Uma Nova Esperança?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condiçãoneuropsiquiátrica complexa que afeta a comunicação social e o comportamento, comorbidades como a epilepsia e sintomas como ansiedade e psicose. Atualmente, não tratamentos farmacológicos estabelecidos para os sintomascentrais do TEA, e as opções para o tratamento de comportamentos disruptivos, como irritabilidade e agressividade, são limitadas e frequentemente apresentamefeitos colaterais indesejáveis. (ARAN et al., 2021)

Neste contexto, o sistema endocanabinoide tem se tornado um alvo promissor para pesquisas. Estudos pré-clínicossugerem que a disfunção do sistema endocanabinoide podeestar envolvida na fisiopatologia do TEA, abrindo caminhopara a investigação de canabinoides como potenciaisagentes terapêuticos. (ARAN et al., 2021)

Em um estudo recente, Aran et al. (2021) conduziram um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado porplacebo para avaliar a eficácia e segurança de duassoluções orais de canabinoides em 150 participantes com TEA, com idades entre 5 e 21 anos. As soluções testadasforam: extrato de cannabis de planta inteira contendocanabidiol (CBD) e Δ9-tetra-hidrocanabinol (THC) em umaproporção de 20:1, e CBD e THC purificados na mesmaproporção.

Os resultados do estudo indicaram que o extrato de planta inteira foi eficaz na redução de comportamentos disruptivosem 49% dos participantes, em comparação com 21% no grupo placebo. Além disso, o tratamento com canabinoidesfoi associado à perda de peso, um achado relevanteconsiderando o ganho de peso frequentemente observadocom medicamentos antipsicóticos. (ARAN et al., 2021)

Embora promissores, esses resultados devem serinterpretados com cautela, considerando as limitações do estudo, como a falta de dados farmacocinéticos e a amplagama de idades e níveis funcionais dos participantes. No entanto, o estudo de Aran et al. (2021) fornece evidênciaspreliminares da eficácia e segurança do uso de canabinoides no tratamento de comportamentos disruptivosassociados ao TEA, abrindo caminho para futuraspesquisas.

Referência:

ARAN, A. et al. Cannabinoid treatment for autism: a proof-of-concept randomized trial. Molecular Autism, v. 12, n. 6, 2021.

Centro de Pesquisa e Análises Heráclito

Neurociência / Biologia / Psicologia / Psicanálise / Genômica

Tel.: +351 939 895 955 / +55 21 999 989 695

contato@cpah.com.br