fbpx

Artigo sobre projeto da FIDI é publicado em uma das revistas mais importantes de radiologia do mundo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Material divulgado pelo periódico Radiology é voltado para Inteligência artificial e já foi premiado pela Sociedade Norte Americana de Radiologia (RSNA, em inglês)

Em 2017, uma equipe de médicos brasileiros composta por três radiologistas da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), conquistou a terceira colocação em concurso da Sociedade Norte Americana de Radiologia (RSNA, em inglês) na primeira edição do Pediatric Bone Age Challenge. O time desenvolveu um algoritmo que identifica em milissegundos a idade óssea em exames de radiografia da mão e punho. O estudo teve excelente repercussão e gerou um artigo que foi publicado pelo periódico Radiology, uma dos mais importantes da área de radiologia no mundo.

O projeto foi desenvolvido por Nitamar Abdala, Conselheiro da Fundação, com os radiologistas Felipe Kitamura e Igor Santos, responsáveis pelo Núcleo de Inovação da FIDI, em parceria com especialistas da Universidade Federal de São Paulo. “Esse algoritmo está pronto para ser implantado na Central de Laudos da FIDI bem como na prática diária de hospitais e clínicas radiológicas,trazendo maior eficiência para se avaliar o grau de amadurecimento dos ossos.Esse bom começo nos deixou bastante entusiasmados com essa linha de pesquisa e outros algoritmos já foram desenvolvidos pelo grupo, alguns em fase de teste para em breve serem aplicados à prática diária da radiologia”, conta o dr. Nitamar.

A FIDI, desde sua fundação, tem como um de seus objetivos desenvolver ensino e pesquisa em diagnóstico por imagem, além da prestação de serviços de excelência na área de radiologia. “Pensamos que com o desenvolvimento de pesquisa dentro da Fundação, podemos melhorar ainda mais a assistência no que diz respeito a segurança e precisão diagnóstica. A ideia é liderar pesquisas em algumas áreas específicas, sendo uma delas a inteligência artificial voltada para a radiologia”, finaliza o especialista.

O artigo publicado pela Radiology pode ser lido aqui. Mais informações sobre a FIDI podem ser obtidas em https://fidi.org.br/.

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu