Aprovada a vacina de dose única Covid da Johnson & Johnson

O diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças aprovou no domingo a vacina one-shot Covid-19 da Johnson & Johnson para aqueles com 18 anos de idade ou mais, enquanto o governo federal se prepara para enviar milhões de doses esta semana.

A luz verde da Dra. Rochelle Walensky veio depois que um painel consultivo do CDC votou unanimemente para recomendar o uso da vacina da Johnson & Johnson .

“Hoje é um passo encorajador para o fim da pandemia # COVID19”, escreveu Walensky no Twitter. “Eu já assinei a recomendação do Comitê Consultivo em Práticas de Imunização (ACIP) do CDC que endossou a segurança e eficácia da vacina COVID-19 da Janssen para pessoas com 18 anos ou mais.”

O governo federal agora pode começar a enviar doses para sites em todo o país. O comitê consultivo se reuniu em uma sessão de emergência para revisar os dados sobre a vacina, que no sábado se tornou a terceira injeção a receber uma autorização de uso emergencial da Food and Drug Administration.

O vice-presidente de assuntos médicos da J&J, Dr. Richard Nettles, disse aos legisladores na terça-feira que a empresa está preparada para despachar quase 4 milhões de doses assim que receber a autorização de uso de emergência. Ele acrescentou que a empresa espera conseguir fornecer 20 milhões de doses até o final de março.

A introdução da vacina J&J pode ser uma bênção para o fornecimento de vacina dos EUA. Enquanto a nova vacina mostrou sinais de ser menos eficaz na prevenção de Covid-19 em ensaios clínicos quando comparada com as vacinas Pfizer – BioNTech e Moderna , a vacina J&J foi 100% eficaz na prevenção de morte e hospitalizações causadas por Covid-19 em estudos clínicos ensaios.

O nível de proteção da vacina J&J contra o vírus em testes variou por região, de acordo com documentos do FDA divulgados quarta-feira. Cerca de um mês após a inoculação, a injeção demonstrou 72% de eficácia nos Estados Unidos , 61% na América Latina e 64% na África do Sul, onde a variante B.1.351 está se espalhando rapidamente.

A revisão do FDA mostrou que a vacina foi significativamente menos eficaz em pessoas com 60 anos ou mais que também têm comorbidades, como diabetes ou doenças cardíacas. A agência observou, porém, que os dados eram muito esparsos para tirar conclusões.

Em contraste, a vacina da Pfizer foi encontrada em ensaios clínicos com 95% de eficácia contra a prevenção da Covid, enquanto a da Moderna foi encontrada com cerca de 94% de eficácia. Especialistas em doenças infecciosas apontaram que os números da J&J não podem ser usados ​​como uma comparação direta com as outras duas vacinas porque é uma dose única e o teste da empresa foi realizado quando havia mais infecções, bem como novas variantes mais contagiosas.

Mas as autoridades federais de saúde apontaram que o regime de dose única de J&J vem com vantagens logísticas únicas que podem torná-lo ideal para populações difíceis de alcançar.

A vacina da J&J “torna operacionalmente mais fácil em muitos contextos”, disse a Dra. Nancy Messonnier, diretora do Centro Nacional de Imunização e Doenças Respiratórias do CDC, ao Journal of American Medical Association na sexta-feira. “Espero que muitas das considerações que os departamentos de saúde estaduais estejam tendo em torno dessas vacinas sejam mais sobre a facilidade de uso da vacina J&J e como ela pode ser mais adequada para algumas populações”.

A J&J disse que planeja enviar a vacina, que contém cinco doses por frasco, de 36 a 46 graus Fahrenheit. Em comparação, a vacina da Pfizer normalmente precisa ser  armazenada em freezers ultracold  que a mantêm entre menos 112 e menos 76 graus Fahrenheit, embora o FDA tenha dito recentemente que ela pode ser armazenada em temperaturas de freezer de farmácia padrão por até duas semanas. A vacina da Moderna precisa ser enviada entre 13 graus abaixo e 5 graus Celsius acima de zero Fahrenheit.

 

Com informações de Will Feuer – CNBC

Berkeley Lovelace da CNBC contribuiu para este relatório.