Consolidada como um dos principais players do mercado, a AmaMedical Soluções em Saúde, distribuidora de equipamentos laboratoriais e hospitalares, expande seus horizontes e avança suas atividades em países como México, Argentina, Equador, Peru, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Chile e Colômbia. O processo de internacionalização da marca AmaMedical está sendo estruturado pela Amaral & Cia Consulting, empresa do Grupo, especializada no Comércio Internacional e que detém know-how robusto para incrementar as operações e atuar para além das fronteiras brasileiras, com o intuito de gerar novas parcerias de negócios nos países da América Latina nesta primeira fase e no restante do mundo em seguida. Desde meados de 2020, a empresa considerou expandir os negócios para o mercado externo, e mais recentemente, sendo o momento mais adequado, iniciou o processo de internacionalização, e como resultado da expansão da cultura exportadora do Grupo, buscou-se um profissional que já tivesse a experiência necessária no mercado LATAM e que também compartilhasse os anseios e potenciais da AmaMedical em atender às exigências do mercado externo, preservando o DNA de desbravadores de oportunidades e de entrega de resultados da empresa.
Nesse sentido, o projeto está sendo concretizado com a entrada do diretor comercial Latam da AmaMedical, Enrique López, o qual afirma que a intenção, no entanto, não é apenas exportar equipamentos laboratoriais, mas construir um networking de parceiros vizinhos que se beneficiem do portfólio de equipamentos e serviços para sedimentar uma atuação comercial mais abrangente. “Nossa ligação comercial e afetiva com o mercado internacional é familiar e antiga, com certeza temos condição de exportar com qualidade, credibilidade e competitividade”, disse Enrique López.
O CEO do Grupo, Cristiano Amaral, vê com bastante otimismo essa nova fase sob a gestão de Enrique López, que, segundo ele “é um grande amigo, mentor e profundo conhecedor do mercado internacional, sempre focado em resultados com um histórico de sucesso e possui conhecimento consolidado deste mercado, além de possuir ótimas relações com os principais heads de diversos setores de nosso interesse na saúde, como ortopedia,equipamentos hospitalares e medical devices de alta tecnologia”.
A internacionalização é um passo relevante para proteger as empresas das incertezas econômicas e da instabilidade de seus países de origem. Em cenários dinâmicos como o brasileiro, as organizações vêm encontrando na ampliação das fronteiras uma forma de garantir maior solidez aos seus negócios, seja qual for seu tamanho e setor.
A AmaMedical vê tudo isso como, além de uma possibilidade de expansão dos negócios com a diversificação de mercados, uma estratégia de longevidade da marca.
Imagem – Work Shop, treinamento Ultrassom G-20 Doppler Colorido com Mario Alves e Cesar
Castellanos de Manizales-Colombia.