Além de cuidados com o sol, no verão brasileiro é sempre importante estar atento aos cuidados para a prevenção a mosquitos, e atenção a zoonoses.
O calor causa uma maior densidade de mosquitos, incluindo o Aedes aegypt. Outro fator importante é o aumento de chuvas da estação, que cresce a oferta de criadouros para a fêmea deixar os ovos, e as altas temperaturas aceleram o desenvolvimento do novo mosquito.
Em 2022 o número de casos de zoonoses no Brasil aumentou muito entre os meses de janeiro e outubro, em comparação ao mesmo período de 2021. De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de dengue aumentaram em 184,6%, zika em 92,6% e chikungunya em 86,9%.
Por isso, no verão a atenção deve ser redobrada com locais que acumulam água parada, como calhas, vasos de plantas, caixas d’agua e outros.
Diagnóstico
É importante estar atento aos primeiros sintomas de dengue, zika e chikungunya que são muito parecidos. Boa parte dos infectados apresenta: febre alta, dores musculares, falta de apetite e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo.
Para auxiliar no diagnóstico, na diferenciação das doenças e no controle epidemiológico, a FirstLab conta com testes rápidos para a determinação qualitativa de dengue e chikungunya. Com resultado preciso, o teste fica pronto em apenas 15 minutos.
Sobre a FirstLab
A FirstLab faz parte de um grupo sólido de empresas que trabalha pela vida, com mais de 25 anos de atuação e grande conhecimento no mercado da saúde. Desenvolve e fabrica produtos e equipamentos para Laboratórios de Análises Clínicas, promovendo segurança, inovação e tecnologia nas rotinas laboratoriais sempre pensando na sustentabilidade e atuando com responsabilidade.
Para saber mais, entre em contato com a Firstlab:
portal.firstlab.ind.br
0800 710 0888
atendimento@firstlab.ind.br