Em 2022, o Brasil registrou um total de 31.190 amputações de membros inferiores, o que equivale a, em média, 85 amputações diárias no Sistema Único de Saúde (SUS). A informação, extraída da base de dados do Ministério da Saúde, destaca uma realidade preocupante sobre a saúde pública do país, com amplas repercussões em várias esferas. A síndrome do pé diabético, uma das principais causas de amputação, afeta milhares de pessoas no Brasil, enquanto os acidentes de trânsito, especialmente envolvendo motocicletas, também figuram como fatores significativos.
Em 2024, apenas na cidade de São Paulo, foram registrados 29.696 acidentes de trânsito, com 62,34% deles envolvendo motocicletas. Esse cenário reforça a urgência de ações preventivas e educativas para combater as causas de amputação e minimizar seus impactos na qualidade de vida dos afetados.
Diante desse cenário alarmante, o tema amputação ganhou relevância de alerta popular para prevenção. Assim, a ABOTEC – Associação Brasileira de Ortopedia Técnica, criou e realiza no Brasil desde 2020 a campanha: ABRIL LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA AMPUTAÇÃO. Trata-se uma iniciativa dedicada à conscientização sobre a amputação e seus impactos na vida das pessoas.
O objetivo é sensibilizar e alertar toda a sociedade sobre as principais causas da amputação de membros, como doenças vasculares, diabetes, acidentes de trânsito, acidentes de trabalho. Mostrar que muitas amputações podem ser evitadas com medidas preventivas adequadas, como controle de doenças crônicas, segurança no trânsito e no ambiente de trabalho, além do acesso rápido a tratamentos médicos eficazes.
Ao mesmo tempo, destacar a importância da reabilitação e da inclusão, dar visibilidade às histórias de superação e resiliência de pessoas amputadas, promovendo o acesso à informação e tecnologias assistivas visando a ressignificação de vidas.
O movimento tem dois pilares fundamentais:
1) Combater as causas da amputação: Busca conscientizar a população sobre a importância de prevenir as causas patológicas e traumáticas da amputação: doenças vasculares, como o pé diabético, e os riscos dos acidentes de trânsito, especialmente os envolvendo motocicletas.
2) Ressignificar vidas: Tem como foco o apoio a pessoas que sofreram amputações de qualquer origem, incentivando-as a superar desafios e a manter uma vida plena e de qualidade.
Durante todo o mês de abril, diversas atividades são promovidas para ampliar o debate sobre o tema: palestras educativas, doação de próteses, protetização de pacientes, iluminação de monumentos na cor laranja, simbolizando apoio à causa etc.
Toda a sociedade pode e deve participar. Não paga nada. Não pedimos nenhuma contribuição financeira. Basta entrar no site do Abril Laranja: www.abrillaranja.org.br baixar o kit mídia, imprimir e expor em murais físicos ou compartilhar em suas redes sociais apoiando iniciativas que incentivam a inclusão de pessoas amputadas.
SOBRE A ABOTEC
Abotec – Associação Brasileira de Ortopedia Técnica, Instituição sem fins lucrativos, com associados em 96% dos estados brasileiros, tem como principal objetivo o desenvolvimento e atualização da Ortopedia Técnica do Brasil.
Através de cursos regulares e do maior e mais importante Congresso de Ortopedia Técnica da América Latina, a Abotec padroniza, em nível elevado, o atendimento das pessoas portadoras de deficiência.
A ABOTEC, num esforço coletivo, luta e busca sensibilizar as autoridades competentes e a sociedade sobre a importância da regulamentação da profissão de Ortesista & Protesista. Contamos com o absoluto apoio de profissionais da saúde, pacientes, entidades de classe e toda a sociedade para alcançarmos este objetivo.
Por gentileza, acesse o site www.abotec.org.br e assine o Abaixo Assinado Digital.
Mais informações:
Gen Comunicações
Luciano Nascimento
11.99975.8245