A Teoria das Inteligências Múltiplas (MI) de Howard Gardner tem um papel significativo no campo da educação, oferecendo uma perspectiva mais ampla sobre a diversidade das habilidades humanas e desafiando a noção de uma única inteligência geral. De acordo com a teoria de Gardner, a inteligência é uma habilidade biopsicológica para processar informações e resolver problemas que são valorizados em um determinado contexto cultural. Ele propôs inicialmente sete, e depois adicionou mais uma, totalizando oito inteligências: lógico-matemática, verbal-linguística, visual-espacial, intrapessoal, corporal-cinestésica, interpessoal, naturalista e musical. A teoria sugere que todos os indivíduos são capazes de aprender através de todas essas inteligências, e cada pessoa possui um perfil único de inteligências com diferentes forças.
Um estudo descritivo e correlacional, realizado com 270 estudantes do ensino médio em Bandar Abbas, no Irã, teve como objetivo investigar a relação entre as inteligências múltiplas e o desempenho acadêmico. O estudo descobriu que sete das oito inteligências de Gardner — lógico-matemática, visual-espacial, verbal-linguística, intrapessoal, corporal-cinestésica, interpessoal e naturalista — possuem uma relação positiva e significativa com o desempenho acadêmico dos estudantes. Notavelmente, foi encontrada uma correlação moderada entre a inteligência verbal-linguística, visual-espacial e o desempenho acadêmico. Por outro lado, a inteligência musical apresentou uma correlação fraca e insignificante, e chegou a ser uma preditora negativa para o desempenho acadêmico em modelos de regressão múltipla.
Os resultados da pesquisa também indicam que as inteligências verbal-linguística e visual-espacial foram os preditores estatisticamente mais significativos do desempenho acadêmico, com um coeficiente de regressão múltipla (beta) de 0.29 e 0.27, respectivamente. O estudo aponta que o foco do sistema de ensino tradicional na cidade de Bandar Abbas, no sul do Irã, pode estar limitando o desenvolvimento das demais inteligências, enfatizando apenas a verbal-linguística e a visual-espacial. A falta de acesso a recursos básicos como computadores e multimídia, juntamente com a desvalorização cultural de certas inteligências, como a musical, em favor da verbal-linguística, contribui para um desenvolvimento desequilibrado nos alunos.
Em conclusão, a pesquisa sugere que, para melhorar o desempenho acadêmico dos alunos, os professores devem reconhecer a diversidade de inteligências e incorporar a teoria de MI em suas metodologias de ensino. Ao criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento de todas as inteligências, e não apenas algumas, os estudantes podem ser capacitados a usar suas forças para aprender de maneira mais eficaz. A identificação dos perfis de inteligência dos alunos é o primeiro passo para o desenvolvimento de programas educacionais mais personalizados e eficazes.
Referência:
Ahvan, Y. R., & Pour, H. Z. (2016). The correlation of multiple intelligences for the achievements of secondary students. Educational Research and Reviews, 11(4), 141–145. doi: 10.5897/ERR2015.2532.
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