18 de junho – Dia Mundial Câncer de Rim

Médica expert em nutrição indica quais alimentos evitar e quais podem ser benéficos à saúde renal

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Câncer de Rim é celebrado em 18 de junho.

O câncer de rim é uma doença silenciosa que atinge milhares de pessoas no Brasil todos os anos. No entanto, avanços na nutrição e na tecnologia vêm oferecendo novos aliados na prevenção.

De acordo com a médica e nutricionista do Laboratório IonNutri, Dra. Carla Caxias, os rins atuam como filtros do organismo, eliminam toxinas, equilibram eletrólitos e ajudam a regular a pressão arterial. No entanto, o consumo excessivo de determinados alimentos pode sobrecarregar esses órgãos e contribuir para o desenvolvimento de doenças graves, como a insuficiência renal e até mesmo o câncer.

“Alimentos ultraprocessados, carnes vermelhas e embutidos são alguns dos principais vilões. Ricos em sódio, conservantes e aditivos químicos, esses produtos favorecem processos inflamatórios no organismo. Diversos estudos já demonstraram que o consumo frequente de carnes processadas e de proteína animal em excesso está associado a maior risco de lesão renal”, adverte a médica, que ainda aconselha: “bebidas açucaradas, refrigerantes e sucos industrializados também podem prejudicar a função renal a longo prazo. Além disso, alimentos ricos em oxalato, como espinafre cru, beterraba e cacau, quando consumidos sem equilíbrio, podem favorecer a formação de cálculos renais em pessoas suscetíveis.”

O que comer?

Na opinião da especialista, manter uma alimentação equilibrada, rica em vegetais, frutas, legumes, leguminosas e grãos integrais é uma estratégia eficaz de proteção renal. Hidratação adequada, prática regular de atividade física, controle da pressão arterial e da glicemia, além de evitar o uso excessivo de anti-inflamatórios, também são medidas essenciais. Vale lembrar que doenças como hipertensão e diabetes são hoje as principais causas de insuficiência renal crônica.

Além dessas práticas, a ciência também tem contribuído com novas abordagens para o cuidado renal, por meio de ferramentas que ajudam a identificar alterações precoces no metabolismo e nos processos inflamatórios. Testes mais refinados, como análises metabólicas pela saliva, vêm se somando ao check-up de rotina e podem auxiliar profissionais de saúde a propor intervenções ainda mais personalizadas, ampliando as possibilidades de prevenção.

IonNutri

A IonNutri é uma empresa do Grupo IonMedicine, pioneiro na aplicação da ciência metabolômica em pesquisas com seres humanos, animais e vegetais, além do desenvolvimento de diagnósticos voltados à medicina de precisão.

Como braço de inovação, tecnologia e pesquisa, a IonNutri se dedica ao aprimoramento da nutrição de precisão no Brasil. Oferece testes metabolômicos que permitem uma atuação mais assertiva por parte dos profissionais de saúde. Esses recursos ampliam as possibilidades de intervenções personalizadas, orientadas para a restauração de desequilíbrios metabólicos, de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

 

Imagem – Sociedade Brasileira de Urologia

Mais Informações:
Oficina de Mídia
Maurício Santini (11) 99290-6737