fbpx

Quatro em cada dez homens não sabem identificar os sintomas do câncer de próstata, mostra pesquisa da Ipsos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Em meio ao Novembro Azul, estudo revela que 66% dos homens afirmam realizar check-up anual; entre as mulheres, percentual sobe para 86%

Dificuldade, dor ou ardor ao urinar, sensação de bexiga cheia e urina escura são alguns dos sinais de alerta para o câncer de próstata. Mas, quatro em cada dez brasileiros do sexo masculino (39%) desconhecem os principais sintomas da doença que só em 2018 deve acometer mais de 68 mil homens no país.

A doença é a segundo tipo de câncer com maior incidência no país, perde para o câncer de pele não melanoma, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). “Mas as pessoas têm a percepção de que o câncer de mama é cinco vezes mais frequente do que o câncer próstata”, afirma Fabrizio Rodrigues Maciel, diretor de healthcare na Ipsos.

O medo de receber um diagnóstico de algum câncer aflige três em cada quatro entrevistados de ambos os sexos, segundo a pesquisa da Ipsos, mas as mulheres têm mais chances de receber um diagnóstico precoce, considerado importantíssimo pelos especialistas para o sucesso do tratamento. De acordo com o estudo, 86% das mulheres realizam check-up anualmente. Entre os homens, o percentual cai para 66%.

A pesquisa também revela que se suspeitassem de um câncer de próstata metade dos entrevistados procurariam um urologista.

A Ipsos realizou 500 entrevistas onlines com homens e mulheres, em proporções iguais, de 18 a 55 anos de todo o Brasil, entre 27 de setembro e 2 de outubro de 2018. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais e o intervalo de confiança da pesquisa é de 95%.

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu