fbpx

Hospital Alemão Oswaldo Cruz e FIAP vão premiar soluções inovadoras de universitários para a área da Saúde

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Participantes do Health Tech Challenge receberão mentoria de médicos e gestores do Hospital para desenvolver os projetos; premiações somam R$ 10 mil

Com o objetivo de incentivar a produção de conhecimento e o desenvolvimento de inovação e tecnologia para a área da saúde, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz firmou parceria com a FIAP, importante centro de excelência de formação nas áreas de informática e engenharia do país. O Health Tech Challenge irá premiar projetos de soluções de Data Analytics para a área da saúde e, especificamente, em gestão hospitalar. Os trabalhos serão desenvolvidos pelos cerca de 120 alunos do primeiro ano do curso de Banco de Dados e do segundo ano do curso de Gestão de Tecnologia da Informação da FIAP.

Durante o desafio, os alunos receberão a mentoria de médicos e gestores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que irão apresentar dados epidemiológicos e séries históricas de patologias prevalentes na população brasileira. Os alunos também visitarão a Instituição para vivenciarem a rotina do ambiente hospitalar. Os trabalhos serão avaliados por uma banca formada por médicos e gestores em saúde do Hospital e por professores da FIAP. Premiações somam R$ 10 mil.

“É fundamental incentivarmos o fomento de tecnologias que possam contribuir para a melhoria da saúde brasileira. Esse projeto vai unir o conhecimento acadêmico dos alunos com a expertise médica e científica do corpo clínico de um hospital de excelência. Com isso, esperamos ter uma gama de projetos com aplicabilidade prática à disposição dos serviços de saúde do Brasil”, afirma Kenneth Almeida, superintendente de Inovação Pesquisa e Educação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

“A pesquisa tecnológica aplicada à área da saúde é fundamental para melhorar a qualidade dos serviços hospitalares, e essa parceria entre a FIAP e o Hospital Alemão Osvaldo Cruz traz uma oportunidade de aplicação da pesquisa para criar soluções reais, que de fato beneficiem as pessoas que utilizarão esses serviços no futuro. Estamos muito agradecidos e entusiasmados com esse projeto, especialmente porque os alunos terão acesso a informações e base de dados históricas do Hospital para realizar análises, observando a realidade. Dessa forma, temos uma ótima expectativa com relação ao resultado dessa atividade”, diz o professor Cláudio Carvajal – coordenador do curso de Gestão de Tecnologia da Informação da FIAP.

Os alunos contarão com apoio de professores de tecnologia e profissionais da área médico-hospitalar no desenvolvimento de seus projetos.

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu