fbpx

Evento reúne referências da medicina nuclear mundial no diagnóstico e tratamento do câncer

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Especialistas internacionais e brasileiros debateram o uso dos equipamentos PET/CT e SPECT/CT em pacientes com linfoma e mieloma múltiplo na 14ª edição de Simpósio do interior paulista

Há 14 anos, o Simpósio Professor Edwaldo Camargo – PET/CT e SPECT/CT vem mostrando sua relevância na discussão do diagnóstico e tratamento de diversas doenças. Em 2019 os temas foram linfoma e mieloma múltiplo. Nos dias 28 e 29 de março, o evento, realizado em Campinas (SP), reuniu algumas das maiores autoridades internacionais e nacionais nesses assuntos.

O Dr. Andrea Gallamini, da Universidades de Turim (Itália) e Sophia Antipolis (França), discutiu o uso dos métodos PET/CT e o SPECT/CT na  identificação desses tipos de câncer.

“A importância desse encontro é integrar ao trabalho de médicos nucleares com de outras disciplinas com o objetivo de melhorar os conhecimentos sobre o tratamento”, disse Gallamini, que também é chairman do painel internacional de experts para padronização na avaliação do PET/CT em linfoma que, junto com o mieloma, causou mais de 9 mil mortes em 2018 no Brasil, segundo o Observatório de Câncer da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Dr. Elba Etchebehere, médica nuclear e uma das diretoras do Grupo MND Campinas, instituição organizadora do evento, explica que hoje o PET/CT e SPECT/CT são as principais ferramentas da especialidade o que justifica a importância do debate com médicos de diversas especialidades.

“Discutimos como melhorar a qualidade do diagnóstico e auxílio na tomada de decisão terapêutica desses cânceres e como podemos inseri-los no contexto de saúde pública e levar a Medicina Nuclear ao alcance de todos”, acrescenta a médica nuclear.

Ao que se propôs o evento, segundo o Dr. Celso Dario Ramos, membro da comissão científica, o Simpósio superou a expectativa com relação aos anos anteriores: “Os expoentes da Medicina Nuclear e da Hematologia, e de outras áreas como a clínica, fizeram palestras de alto nível científico e debates muito importantes”, conclui.

Veja as fotos do Simpósio no https://www.facebook.com/grupomnd/ e no @grupomnd e siga o Grupo MND nas redes sociais.

Confira a ultima edição da Newslab

Seções
Fechar Menu